2011/01/27

Chevelle


Chevelle é uma banda de post-grunge formada pelos irmãos Loeffler em 1995, em Grayslake, Illinois. A banda originalmente era constituida pelos três irmãos: Pete Loeffler, Sam Loeffler, e Joe Loeffler. Joe infelizmente deixou a banda em 2005 e teve em seu lugar o baixista, Dean Bernadini.
Site Oficial da banda


História

A banda Chevelle foi formada em Chicago, no ano de 1995, surgiu da vontade dos irmãos, Pete (vocal e guitarra), Sam (bateria) e Joe Loeffler (baixo) de fazer rock. Inspirados por bandas como Helmet e Tool, esse reflexo se torna claro em suas composições, com guitarras de riffs pesados e o vocal angustiado e agressivo de Pete. O trio começou se apresentando em festas populares, na área onde moravam, expandindo mais tarde a área de atuação para clubes da cidade de médio e enfim grande porte, ganhando assim popularidade e o título de grande promessa do rock local. Depois de adquirir a experiência dos shows, a banda entra em estúdio para gravar seu álbum de estréia.

Point #1

Em maio de 1999, é lançado Point #1, o álbum de estréia do Chevelle, distribuído pela gravadora gospel Word Entertainment, o que gerou uma certa confusão em relação ao som dos caras, como sendo evangélicos. O disco traz 11 faixas de músicas que transbordam emoção e sentimentos, e os singles "Mia" e "Point #1", que garantiram ao grupo um contrato com uma gravadora maior, a Sony.

Wonder What´s Next

Em outubro de 2002, é lançado o segundo álbum da banda, Wonder What´s Next, que ganhou disco de platina e projetou o Chevelle ao topo das paradas da Billboard, com os singles "The Red", "Send The Pain Bellow" e "Closure". Após uma turnê de 400 shows, a banda fecha o ano de 2003 com uma pausa e começa a composição do novo disco. Após 2 meses de bloqueio criativo, eles começam a gravação do disco novo.

This Type Of Thinking (Could Do Us In)

Em setembro de 2004, é lançado o terceiro CD do trio, This Type Of Thinking (Could Do Us In), que estreou em oitavo lugar no Top 200 da Billboard e conseguiu disco de ouro logo na primeira semana, puxado pelo single "Vitamin R" e o hit "The Clincher". Além disso, o álbum também emplacou a música "Still Running", na trilha sonora do filme O Justiceiro. Em 2006, por motivos pessoais, a banda retira o baixista Joe Loeffler (sim, o irmão mais novo deles) e para o seu lugar, é chamado Dean Bernardini (cunhado dos irmãos Loeffler), completando o trio para as gravaçoes/show's do novo album de ineditas da banda, "Vena Sera" de 2007.

Vena Sera

Em 2006, Chevelle gravou seu 4° álbum de estúdio intitulado, "Vena Sera." O álbum foi o primeiro a ser gravado sem o irmão mais novo do trio Joe Loffler, dando lugar a Dean Bernadini. "Vena Sera" foi lançado em 2007, fechando em 12° lugar na Billboard 200, e vendeu 62 mil cópias em sua primeira semana de lançamento. O título do álbum significa "Vein Liquid" (liquido da veia) em latin, representando o sangue que o Chevelle deu pra fazer o álbum, de acordo com o vocalista da banda Pete Loeffler.
"Well Enough Alone" o primeiro single do álbum, foi escrito em cima da saida do Joe Loeffler, e alcançou o 4° lugar nas paradas de rock dos Estados Unidos. Um vídeo foi feito pra música. Além disso, a canção fez parte da trilha sonora do jogo WWE Smackdown Vs RAW 2008. Chevelle fez tour com Evanescence, Finger Eleven, e Strata durante Março e Abril de 2007, seguido de uma tour com mais duas bandas em Maio e Junho. O segundo single do álbum "I Get It," foi lançado no dia 12, 2007, e o video da música começou a passar no dia 27 de Novembro, 2007. Em Julho do mesmo ano Chevelle fez tour na Austrália como um ato de apoio pra banda The Butterfly Effect. Durante a tour na Astrália, o empresário da banda Rose morreu de câncer, fazendo com que os membros da banda ficassem em um forte estado emocional.
No dia 9 de Maio, 2007, durante um show no Fort Worth, o trailer do Chevelle no Texas contendo todos os equipamentos da banda foi roubado do hotel no qual os membros da banda estavam hospedados. A banda postou uma notícia dizendo: "A maioria dos equipamentos estão marcados como "Chevelle" e se você suspeitar de qualquer coisa duvidosa no eBay ou qualquer outra loja online vendendo "autênticos" equipamentos do Chevelle… guitarra, baixos, baterias, amplificadores, camisas… por favor chame a polícia…" Um mês mais tarde em uma entrevista, Sam Loeffler constou, "Das 14 guitarras, nós pegamos 2 de volta, e depois conseguimos alguns amplificadores de volta e nosso sistema de monitoração. Então é realmente, quero dizer, é legal porque é como se fosse Natal, só que um pouco estranho. Pessoas tem nos ligado dizendo, "Hey, eu comprei isso ou aquilo," e você sabe, nós estamos apenas fazendo o nosso melhor pra comprarmos de volta deles. E certamente o problema não é com o dinheiro, mas sim em conseguir todos os pedaços do aparelho que usamos para nossas gravações."

Sci-Fi Crimes

O Chevelle começou a escrever músicas para o seu 5° álbum em 2008. Em 2009, a banda entrou em estúdio na cidade de Nashville, Tennessee, com o produtor Brian Virtue. Sam Loeffler constou, "Nos temos gastado um bom tempo fazendo dessas músicas algo diferente das músicas anteriores, mas sem perder o nosso foco. Nós somos uma banda melódica com pegadas Hard rock, e isso continua sendo o que nos move como músicos."
O novo album, intitulado "Sci-Fi Crimes" teve seu lançamento em 8 de Setembro de 2009 e vem com total energia, tendo os já classicos e conhecidos riffs que marcaram a banda desde o inicio de suas atividades, e mais a melodia do vocal de Pete Loeffler. As canções do novo album fazem uma junção da sonoridade de albuns anteriores da banda, traçando o melhor do estilo apresentado em musicas de CD´s como "This Type Of Thinking" até o então ultimo CD, "Vena Sera".
Com uma proposta diferente na parte lírica, Pete Loeffler mostra mais uma vez sua grande habilidade como compositor, com letras intensas e bem elaboradas como já de costume dos fãns da banda. Destaques para as faixas: "Sleep Apnea", "Shameful Methaphor", "Letter From A Thief" e o primeiro single escolhido pela banda para divulgação 'Jars'.
A turne do "Sci-Fi Crimes" teve inicio no começo do mes de Agosto de 2009, se estendendo por muitas cidades dos E.U.A.

Discografia


Álbuns de estúdio

  • The Blue Room (1998) - demo
  • Point#1 (1999)
  • Wonder What's Next (2002)
  • This Type of Thinking (Could Do Us In) (2004)
  • Vena Sera (2007)
  • Sci-Fi Crimes (2009)

Álbuns ao vivo/DVD

  • Live from the Norva (2003) - DVD
  • Live from the Road (2003)
  • Any Last Words? (2011) - CD/DVD

Singles

  • "Point #1" do álbum Point#1 (2000)
  • "Mia" do álbum Point#1 (2000)
  • "The Red" do álbum Wonder What's Next (2002)
  • "Send the Pain Below" do álbum Wonder What's Next (2003)
  • "Closure" do álbum Wonder What's Next (2003)
  • "Vitamin R (Leading Us Along)" do álbum This Type of Thinking (Could Do Us In) (2004)
  • "The Clincher" do álbum This Type of Thinking (Could Do Us In) (2004)
  • "Panic Prone" do álbum This Type of Thinking (Could Do Us In) (2004)
  • "Well Enough Alone" do álbum Vena Sera (2007)
  • "I Get It" do álbum Vena Sera (2007)
  • "The Fad" do álbum Vena Sera (2007)
  • "Jars" do álbum Sci-Fi Crimes (2009)
  • "Letter from a Thief" do álbum Sci-Fi Crimes (2009)
  • "Shameful Metaphors" do álbum Sci-Fi Crimes (2010)

Curiosidades


  • O nome da banda foi escolhido devido a lembrança que os irmãos tinham de um antigo carro Chevelle, que pertencia ao pai deles.
  • A música "Send The Pain Bellow" no Brasil fez parte da trilha sonora da Malhação.
  • Em 2003 a banda gravou um dos shows da turnê do disco "Wonder What's Next", o material foi intitulado Live from the Road e disponibilizado em DVD/CD ao vivo, o show aconteceu na casa de show "The Norva" localizada em Norfolk, Virginia.
  • Pete Loeffler tem o Endor (patrocinio) das Guitarras "Paul Reed Smith" (PRS Guitars). Ele usa os modelos "PRS Standard" 22'/24' e "PRS Custom" 22'/24', ao vivo ele também usa amplificadores "Mesa Boogie" 2 caixas 4x12, com cabeçote Dual Rectifier.
  • No dia 9 de Maio, 2007, durante um show no Fort Worth, o trailer do Chevelle no Texas, contendo todos os equipamentos da banda foi roubado do hotel no qual os membros da banda estavam hospedados. A banda recuperou parte dos instrumentos semanas depois.